Papo de Mestre

banner_papo_de_mestre

Para você que irá arbitrar, direcionar, narrar, decidir e descrever o mundo fantástico para seus jogadores o tempo todo, preparamos uma página especial para guiá-lo a respeito de procedimentos e regras para quem estiver fazendo o papel de Mestre do Jogo. Entre e fique a vontade, essa página é dedicada inteiramente a você!

Resenha - Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros

“Em alguns destes mundos, o perigo e a aventura imperam. Desafios terríveis esperam aqueles corajosos o bastante para enfrenta-los, muitas vezes com consequências mortais. Bestas violentas e assustadoras, armadilhas lubrificadas com sangue, e magias tenebrosas cercam os habitantes destes mundos, cobrando um preço muito alto pela sobrevivência.”

Após algum tempo colaborando...Read More »


Os Princípios do MJ - Parte 01

Salve salve pessoal,

Hoje trazemos mais um texto bacana, dessa vez, tratando-se dos Princípios do MJ. Este texto foi traduzido por Marco Araújo, do Multiverso Distópico e originalmente foi produzido por autor Undreren do blog Partial Success. Espero que gostem,...Read More »


Objetivos do MJ

E ai moçada! Mais um texto muito bacana do nosso parceiro, Undreren do blog Partial Success. Dessa vez, nosso amigo do Multiverso Distópico, Marco Araújo, que fez as honras de traduzir este artigo e também assina a tradução dos próximas que irão tratar dos...Read More »


Furtividade em Dungeon World

Olá moçada! Hoje lhes trago a tradução de um texto do autor Undreren  do blog Partial Success. Esse texto é muito maneiro, que vai servir de preparação para quando formos falar dos Movimentos do MJ, logo em breve. Falando nisso, estamos abarrotados...Read More »


Como criar Macros no Roll20 – Parte 2

Olá pessoal!

Hoje com vocês mais uma sequência de Macros maneiras para Roll20. Se você caiu aqui de paraquedas, então eu te aconselho fortemente a visitar a primeira parte desta série. Lá você vai aprender o básico para criar suas próprias Macros.

Read More »

Metamorfose - Dungeon World

Olá pessoal tudo joia?

Motivado por uma discussão na comunidade do facebook e pelo Rafão Araújo. Hoje iremos tratar especialmente do movimento Metamorfose do Druida.

Moçada, iremos primeiro contextualizar o druida, falar de regras e daí falar do movimento. No final a gente tem...Read More »


Novo Arquétipo para Aventuras Ancestrais

Olá pessoal, tudo belezinha com vocês?

Hoje tenho a alegria de lhes trazer, um novo arquétipo para o fenômeno nacional, Aventuras Ancestrais. Como sabem, esse jogo permite que nós, jogadores, também participemos do processo criativo e ampliemos o universo já criado, escrevendo novos movimentos,...Read More »


Macros para Roll20 - Sertão Bravio

E ai moçada!!!!

610 dias após a primeira postagem sobre Macros, senhoras e senhores, estamos de volta. Vou começar uma série, começando por esta, compartilhando com vocês as macros que eu já fiz, e hoje, irei focar nas que desenvolvi para o Sertão Bravio, do...Read More »


Como Escrever Instruções de Jogos

 

E ai moçada tudo joia?

Hoje o Multiverso Distópico e a Torre do Mago, trazem para vocês um conteúdo um bocado diferente, um manual com dicas sobre como você deve escrever instruções de jogos.

Tanto nos boardgames quanto nos RPGs, todas essas coisas...Read More »


As Manhas do Jogo - O Desequilíbrio

Essa é a primeira parte de uma série de textos a respeito das “manhas do jogo”. Nós pegamos Dungeon World como exemplo, porém, em alguma proporção, pode se estender para outros jogos PbtA (Powered By The Apocalypse’ World). Basicamente, são uma série de dicas a respeito de assuntos relevantes que causam...Read More »


Imersão na Ambientação Fora de Jogo

“Inúmeros mundos, diferentes uns dos outros em pequenos detalhes ou em aspectos tão fundamentais que mudam tudo. No primeiro momento o peso de tanta informação o oprime, e você se sente afogando. Mas aos poucos a pressão diminui, e você se sente parte deste Multiverso.”

É provável...Read More »


Lasers & Feelings - Ficha de Personagens

Olá pessoal!
Hoje trazemos a vocês, um material muito maneiro para Lasers & Feelings. Para quem não conhece, este trata-se de um RPG rapidão, que tenta retratar aquele cenário de ficção-científica-espacial-maluca dos anos de 1960 (Procure se lembrar de Star Treck e Space Ghost, jogue no Google estes...Read More »


De Repente, Ogros! - O que fazer nas falhas de Falar Difícil e Discernir Realidades

Olá Aventureiros!

O que fazer quando Falar Difícil e Discernir Realidades falham? Recentemente vimos um texto muito maneiro que tratava bem desse assunto. E daí resolvemos trazer isso para vocês.

Confesso que essas dicas me surpreenderam, com formas diferentes de se entender as falhas de Discernir Realidades e Falar Difícil.  Espero mesmo...Read More »


Resenha - PSI*RUN (Multiverso Distópico)

“Explorando a Torre do Mago, você encontra um estranho espelho no centro de um círculo ritual. Ao se aproximar, as runas arcanas entalhadas na moldura começam a brilhar, e a superfície do espelho se liquefaz, ondulando. Nas ondulações do seu reflexo você se vê, mas não exatamente como...Read More »


Truncheon World

Salve salve pessoal!

O Truncheon World é uma versão truncada das regras do Dungeon World, para ser usado como referência pelo MJ durante o jogo e durante a preparação. Nele, não há nenhuma regra para personagens dos jogadores, nenhuma estatística do monstro, nenhum exemplo. O material é...Read More »


O Que Fazer Durante a Primeira Sessão do seu jogo de Dungeon World

Olá aventureiros!

Já se pegaram sempre consultando um mesmo material antes de jogar uma sessão? Então, comigo acontece muito isso, toda vez que vou iniciar uma aventura de DW, sempre consulto alguns textos chaves no livro e outros que a galera do comunidade brasileira produz. Um...Read More »


O que é Cyberpunk?

Este texto trata-se de uma explicação mais completa sobre o que é Cyberpunk, enviesado para jogos narrativos e de RPG. Primeiramente, devo deixar claro que tudo aqui, trata-se da minha opinião e entendimento pessoa, posso estar errado – provavelmente estarei. Não fiz esse texto sozinho, na verdade, muito do...Read More »


Sistema Financeiro Alternativo para DW

E ai pessoal tudo joia? Hoje trazemos para vocês duas formas diferentes de se lidar com o sistema financeiro em Dungeon World. Estas duas propostas vem para substituir na integra o sistema de acumulo de moedas no jogo. São duas ideias diferentes, desenvolvida coletivamente pela galera aqui da...Read More »


PSI*RUN - Unboxing

Olá pessoal, tudo joia? Hoje recebemos a versão física do PSI*RUN e gostaríamos muito de compartilhar com vocês nossa alegria. Para isso resolvemos fazer um Unboxing, o primeiro do nossa galera. Espero que curtam.

Pra quem quer saber mais do jogo, olha aqui o Review que fizemos. Se...Read More »


Outra Forma de Apresentar Personagens - DW

Olá pessoal, tudo bem?

Ultimamente estamos passeando por outros sistemas e autores. Nos deparamos com propostas tão interessantes que estamos indo cada vez mais fundo na toca do coelho. Dito isso, que tal uma pequena adaptação para Dungeon World

Ola pessoal! Como vão?

A algum tempo, estamos conversando com alguns parceiros para trazer conteúdo relevante para vocês. Como resultado de uma destas conversas hoje lhes trago, Cartas de Debilidade para Dungeon World.

Em nossas mesas é muito comum que um personagem se machuque feio, nesse caso...Read More »


Resenha - PSI*RUN

Olá pessoal! Este será o primeiro review do nosso site e para começar com o pé direito trago a vocês um dos jogos mais surpreendentes que joguei, hoje vamos conhecer um pouco de PSI*RUN e entender o porquê dele ser tão fantástico.

Read More »

Ensaio: Presságios Terríveis em DW

***

I

Gostaria de destacar algumas impressões e entendimentos que tive, trabalhando com Frentes em Dungeon World, na verdade com Presságios Terríveis. Ao longo deste ensaio serão apresentadas algumas visões afim de entender formas diferenciadas de se apresentar...Read More »


Como criar Macros no Roll20 - Parte 1

Olá Pessoal! Tudo beleza?

Todo mundo que joga RPG já deve ter passado pela situação onde não foi possível reunir todos seus amigos no mesmo lugar para botar pra quebrar numa caverna escura cheia de perigos mortais. Para suprir essa necessidade...Read More »


Como conduzir a Primeira Sessão de Dungeon World

Acredito que quando se começa a tratar de alguma coisa, é essencial que comecemos a falar pelo princípio. Pode parecer uma tremenda bobagem o que estou dizendo, afinal isso é bem óbvio, e de tão óbvio acaba sendo negligenciado. Portanto, hoje trataremos do início...Read More »