Sistema Financeiro Alternativo para DW

E ai pessoal tudo joia? Hoje trazemos para vocês duas formas diferentes de se lidar com o sistema financeiro em Dungeon World. Estas duas propostas vem para substituir na integra o sistema de acumulo de moedas no jogo. São duas ideias diferentes, desenvolvida coletivamente pela galera aqui da torre. Para acessa-las basta clicar nas abas Tesouro ou Riqueza.

E ai qual deles você mais gostou? Você já adota alguma forma diferente em suas mesas? Comenta aí e vamos conversar sobre isso!

Tesouro

dw-banner-tesouro3

“Tesouros não são apenas ouro e prata, amigo.” – Capitão, Jack Sparrow

Responda sinceramente, alguma vez, seu grupo deixou de fazer ou conseguir fazer alguma coisa significativa porque detinha ou não moedas de ouro? Qual a diferença real de possuir 50 moedas ou 200 quando seu Bárbaro está lutando contra o seu maior desafeto? Qual o drama que possuir 150 moedas ou 30 proporciona ao Ranger quando ele está rastreando uma presa junto com seu fiel companheiro animal? Acho que vocês entenderam onde eu quero chegar.

Aqui vai uma proposta diferente em relação ao sistema financeiro para Dungeon World. Primeiramente, iremos utilizar como base um movimento bem interessante chamado Preparar para criar um outro chamado Tesouro.

Tesouro

Quando adquirir posses, bens e valores aceitos em todo o reino, você recebe Tesouro. Caso essa posse seja suficiente para lhe deixar confortável em uma boa taverna por um tempo, receba 1 de Tesouro. Caso adquira tesouros suficientes para investir em negócios e fazer inveja em nobres locais, receba 3. Quando toda essa riqueza for útil em alguma situação, gaste 1 de Tesouro para receber +1 em um rolamento qualquer. Você somente pode gastar 1 de Tesouro por rolagem.

Retiramos o recurso chamado moedas e em seu lugar adicionamos um recurso chamado Tesouro. Tesouro pode significar qualquer coisa que valha como meio de troca, não estamos limitados a moedas aqui, pode ser o couro de um dragão, gemas ou um baú cheio de coisas brilhantes. O movimento é engatilhado quando se encontra algo que aumente substancialmente seu tesouro, quando isso ocorrer aja de acordo. Para simplificar, o domínio máximo será 3, vocês são aventureiros querem dinheiro só para poder gasta-lo logo em seguida, vai.

Teremos que fazer alterações nos movimentos que consideram o uso de moedas: Farrear e Abastecer.

Farrear

Quando retornar triunfante e fizer uma grande festa, gaste 1 de Tesouro e role+1 para cada ponto de Tesouro extra. Com 10+, escolha 3. Com 7-9, escolha 1. Com um 6- , ainda escolha 1, mas as coisas vão sair totalmente de controle (o MJ dirá como).

 • Torne-se amigo de um PNJ útil;

 • Você ouve rumores a respeito de uma boa oportunidade;

 • Você adquire informações úteis;

 • Você não é preso, enfeitiçado ou enganado.

No movimento Tesouro diz que você só pode gastar 1 de Tesouro por rolagem, porém o movimento Farrear é uma exceção, permitindo gastar mais de 1 ponto. No mais, nada muda.

Abastecer

Quando for comprar alguma coisa, caso seja algo facilmente disponível no local onde você se encontra, você consegue. Se for algo especial, além do que está normalmente disponível, ou não mundano, role+CAR. Com 10+ você encontra o que está procurando a um preço justo. Com 7-9, você precisa pagar mais que o necessário, reduzindo 1 de Tesouro, ou se contentar com algo que não é exatamente o que está procurando, mas quase. O MJ lhe dirá quais são suas opções.

Considera-se que os aventureiros sempre mantém consigo alguma reversa, portanto um Paladino consegue comprar uma espada e um escudo na cidade, um Clérigo consegue uma estadia para seu grupo numa taverna com poucas pulgas, o Mago consegue alguns equipamentos de aventureiros e um cajado novo sem maiores problemas, se for algo simples e disponível, você consegue. Só haverá necessidade de se rolar dados quando for algo “especial”. Portanto o cenário que vocês criaram, o clima e todo o mundo imaginário fará diferença. Se você está num tribo élfica, um arco de ótima qualidade pode ser algo comum, já uma armadura de placas forjada por mãos anãs talvez seja um problema. Mas se vocês conseguiram que esses dois povos parassem de brigar é possível imaginar uma aliança comercial, portanto fica fácil de encontrar materiais de ambos os povoados. Caso seja necessário rolar dados, você poderá se valer de seus pontos de Tesouro para melhorar sua rolagem. Com um 10+ você encontra o que procura, anote na ficha e desfrute de seu novo brinquedo. Com 7-9 talvez seja necessário reduzir sua riqueza para conseguir ou se contentar com uma versão inferior.

Ajustes Finais

O que manda nesse sistema é a história que foi criada. Se há abundancia de recursos na história as coisas se tornam fáceis de se conseguir, se for um mundo onde há muita magia, poções mágicas são fáceis de encontrar. Portanto para que isso funcione sempre considere o que a sociedade que foi criada lhe diz a respeito do equipamento. Dinheiro neste jogo é algo puramente secundário e o Tesouro vem e vai a todo momento. Portanto recomendamos que utilizem fichas de poker ou outros marcadores para representa-los.

E se um dos personagens quiser comprar para si um navio? ou um castelo? Quando isso custa? Bom, se isso foi algo facilmente disponível, ele consegue. Se o preço justo, dentro da ficção, for maior do que ele possa pagar então não poderá adquirir o bem. Isso significa que eu nunca poderei ter um barco ou um castelo ? Não, significa que você não precise pagar por ele, existirão outras maneiras de consegui-lo, como acordos, um assalto, herança e outras situações mais interessantes que pagar com dinheiro. Na real, alguém aqui já juntou milhões de moedas em DW, eu nunca vi isso, mesmo no sistema financeiro adotado pelo livro coisas mais caras são sempre conquistadas nunca compras. Façamos da mesma maneira.

Riqueza

dw-banner-tesouro2

Olá desbravadores de masmorras! Estou trazendo para vocês uma maneira alternativa de utilizar os recursos monetários dos personagens. Na minha percepção, contar moeda por moeda em DW tira a imersão do jogo, onde as quantidades geralmente são abstratas.

Depois de ler e jogar o Masmorras nas Estrelas e conversar com os magos e sábios aqui na torre, tive a idéia de alterar o sistema de dinheiro no DW, usando RIQUEZA, como um novo atributo variável durante o jogo, onde os jogadores irão usá-lo para determinar se conseguem ou não pagar por algo, e coisas do tipo…

RIQUEZA

Riqueza -1: Você está catando moedas para conseguir se manter. Você ainda pode comprar itens e equipamentos mundanos, porém mesmo que sejam de fácil acesso em qualquer mercado deve rolar Abastecer.

Riqueza 0: Você tem o suficiente para sobreviver, conseguir pagar uma estadia com comida e conseguir se abastecer de itens mundanos.

Riqueza +1: Você já tem moedas suficientes para ter algum conforto e conseguir pagar uma rodada de bebidas na taverna, ou subornar um guarda corrupto sem dificuldades.

Riqueza +2: Pode manter luxos e equipamentos da melhor qualidade.

Riqueza +3: Tem o suficiente para rivalizar com lordes locais, pode até mesmo manter uma torre ou um navio grande!

Você pode utilizar sua RIQUEZA para rolar os movimentos ABASTECER e FARREAR:

ABASTECER

Quando for comprar alguma coisa com ouro, caso seja algo facilmente disponível no local onde você se encontra, você consegue. Se for algo especial, além do que está normalmente disponível, ou não mundano, role +RIQUEZA. Com 10+ você encontra o que está procurando a um preço justo. Com 7-9, você precisa pagar mais que o necessário ou consumir mais recursos para encontrar o que procura – reduzindo sua riqueza em 1 – ou se contentar com algo que não é exatamente o que está procurando, mas quase. O mestre lhe dirá quais são suas opções.

FARREAR

Quando retornar triunfante e fizer uma grande festa, role +RIQUEZA. Com 10+, escolha 3. Com 7-9, escolha 1. Com um 6-, ainda escolha 1, mas as coisas vão sair totalmente de controle (o MJ dirá como).

• Torne-se amigo de um PNJ útil;

• Você ouve rumores a respeito de uma boa oportunidade;

• Você adquire informações úteis;

• Você não é preso, enfeitiçado ou enganado.

• Você não reduz sua RIQUEZA em 1.

PERDENDO DINHEIRO

A RIQUEZA dos personagens pode variar muito, ou pouco durante o jogo. Dependendo da ficção, pode ser reduzida de acordo com suas ações, próprios movimentos ou o movimento do Mestre de “Gastar Recursos”.

TESOUROS E PAGAMENTOS

Quando os personagens conseguem algum tesouro ou pagamento considerável que lhes possibilite mudar sua capacidade aquisitiva, a RIQUEZA é aumentada de acordo. Se as moedas que conseguiram são em uma boa quantia, mas não o suficiente para mudar seu poder econômico, os personagens ganham FUNDOS. +1 se for um pagamento ou tesouro pequeno, ou +3 se for um grande tesouro ou pagamento. Eles podem gastar estes fundos como PREPARO, na razão de +1 por rolagem, para movimentos relacionados a dinheiro, compra, venda, suborno e etc, como ABASTECER, NEGOCIAR ou FARREAR.

MILHÕES!

Mas e se os personagens se tornarem reis, conquistarem um tesouro incalculável. Forem senhores de grande poder e influência comandando guildas ou facções?

Caso a riqueza dos personagens seja do tipo que “dinheiro não é problema”, as preocupações deles não são mais sobre contar moedas para comprar coisas, mas sim como manter essa fortuna e administrar um reino, guilda, exército que consome parte desta riqueza. Sem falar em saqueadores em seu castelo, um dragão ou horda maligna atacando as vilas e cidades de seu reino. Sua guilda sendo perseguida ou destruída por dentro. Nestes caso a ficção vai dizer como perdas e ganhos ocorrem, pois estão além de moedas e bens, podem ser de vidas, domínios, terras, reputação bens ou influência.